domingo, novembro 13, 2005

MAX ERNST--A VIRGEM CASTIGANDO O MENINO...

A Virgem castigando o Menino Jesus perante três testemunhas: Uma obra que foi considerada sacrílégio na sua época. Apresentada no Salão dos Independentes de Colónia de 1926, suscitou a repulsa do grupo de artistas católicos. Dois anos mais tarde, o clero desta cidade consegue fechar a exposição onde, de novo era exibida. O escândalo foi tal que o próprio arcebispo excomungou o pintor perante uma multidão de fiéis reunidos na catedral e onde se encontrava o pai do artista...Agora pergunto eu, será que o Menino Jesus nao levou uns castiguinhos???

13 comentários:

Su disse...

no quadro a virgem está deveras exaltada, basta a expressão do braço...qto ao rabinho do menino, já foi bem batido...ok chega de pancada:)
jocas maradas

A.na disse...

E as coisas que
aprendo por aqui...
Tenho de ser sincera,
vejo alguma violência
retratada...infelizmente a realidade de tantos seres mortais!

Um grande abraço...
de afecto,o meu!

frosado disse...

credo em cruz, o menino não merece!

racosta disse...

Deve ter levado alguns :)

Imagino o escândalo que este quadro deve ter criado, a Virgem de vermelho a açoitar o menino Jesus, cruzes credo! :)

Damas Do Sinal disse...

igreja católica sempre estupidamente escandalosa!!! fecha os olhos ao povo... vergonha!:x

obrigada pela passagem pelas "damas". somos duas. usamos o fundo preto, porque gostamos do contraste com o vermelho :)


Dama do Sinal S

A.na disse...

Meu querido...
é uma vergonha,
porque não sei de quem é!
Só sei que me abanou e
simplesmente guardei...faz tempo.
Normalmente não deixo
imagens que não sejam
de alguma maneira minhas ou
em mim tiradas,ou desenhas,
ou de alguem muito meu também...
Mas esta passou e mais umas poucas a fazer parte das coisas que guardo por serem tão
nitidamente...mundos,meus...nossos!

Coisas das vidas
que encontramos...

Um sempre obg por
passagem bonita em mim!
Um forte abraço...grande.

A.na disse...

Desenhadas.(erro)

Ana disse...

De certeza que o Menino levou assim uns "açoites", com todo o respeito que a figura merece, apesar de não acreditar em nada do que a Igreja profetiza. Mas pensemos, Maria e Jesus, acima de tudo, são humanos.
O que me espanta é que a Igreja continua a esconder tudo, querendo mostrar um mundo perfeito baseado na fé e fraternidade. Enquanto por dentro das Igrejas, hátanta riqueza que matava a fome a muita gente... Baah!

Obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras. A partezinha em Inglês é só mesmo porque a música ilustrou o momento que eu descrevi. Longe de mim fazer com que o Camões dê voltas no túmulo!:P Mesmo que Portugal tenha crises, défices, greves e corrupções, sou portuguesa. Português sempre!:D

soniaq disse...

beijoca
hoje estou assim, sem muitas palavras.

Mónica disse...

Bem, a virgem não está com cara para grandes gentilezas!!!

A verdade é que se Jesus veio ao mundo para nos salvar, então também deve ter levado umas palmadas por nós!!!

Pacote completo...

Gostei e obrigado pela visita

:)

A.na disse...

Talvez não tenha nada a ver...
mas tudo são momentos,
e neste tudo está em mim...
forma descompassada de mim!
Abraço terno e forte.

castanha disse...

Bem eu sou católica e assumida e devo dizer que gostei imenso deste quadro.

Claro que Jesus também deve ter levado uns tabefes, onde me identifico é na sua humanidade.
Parabens pelo blog :)

Maria Afonso Sancho disse...

Caro Arnaldo
Aqui a mãe estava mesmo de cabeça perdida!
Que imagem tão violenta. Impressionou-me.
Até o menino perdeu a auréola que caiu no chão.
Uma boa imagem contra a violência doméstica.
Mas já agora pergunto:
Sendo a violência um processo de vampirização de energia, quem teria exercido tanta violência contra esta mulher para ela ir roubar energia ao menino com tanta ânsia e fome?
Impressionou-me que aqui nenhum comentário tivesse tido compaixão pelo sofrimento mostrado neste quadro tão violento.
Parece-me que Andy é Warhol e não Worhol.
Gosto desta música. Em geral fujo das músicas nos sites.
Um abraço