domingo, dezembro 06, 2009

[E]vidência

(91 cm x 47 cm)

Olho para a maçã como ela, em tom de desafio, olha para mim. Há um envolvimento mútuo, apenas perturbado pela ondulação de um véu que, por vezes, teima em ocultar o fruto. Sinto-me observado por um olhar que me asfixia... As muletas sustentam a visão falsamente sibilina dos que condenam, criticam, apoiam, animam…
Pressinto uma liberdade… intuo uma leveza que transporta o meu ser… sou como a gaivota que luta quando o vento joga com o mar. Esperei pelo momento em que o manto se abriu. Alcancei a maçã que embora aqui tão perto, parecia tão longe. Sinto a brisa de ar fresco que mantém o véu a flutuar. O relógio está distraído. Aproveito o momento: enquanto a cortina está aberta, quero saborear a maçã.

6 comentários:

Ilda Teixeira disse...

Os azuis deste "olhar", envolto na neblina, transmitem calma quando se OLHA. Parece um olhar receoso, já que se apoia para se manter firme, mas não!
É um OLHAR determinado.
É a determinação de quem trabalha com o saber que, as "cores"...o movimento de cada pincelada, o levam para além dos pensamentos.
Como sempre, fico a OLHAR com imensa satisfação cada tonalidade, cada "pensamento"...Obrigda por partilhares as tuas pinceladas...

Adelina Silva disse...

Eis a minha (e)vidência:
O quadro respira uma certa paz. Faz-me recordar os fins de tarde amenos de Verão, em que uma brisa marinha que nos acaricia a pele, enquanto estamos languidamente estendidos numa espreguiçadeira na varanda. Somos incomodados pelos olhares dos vizinhos que, como quem não quer a coisa, lá vão espreitando para a intimidade alheia. Porém, este olhar, embora incómodo e atento, tem um certo ar de tristeza… talvez gostasse de estar no lugar da maçã. As muletas tentam amparar a personna que existe em nós, pois, como qualquer máscara de gesso, a qualquer momento ela estala, abre brechas. A maçã continua lá, debruçada no parapeito, provocando o olhar e quem sabe… aproveita o momento, A.Mac.!

Adelina Silva disse...

Lembrei-me de te desejar um BOM FIM DE SEMANA!!!

Ilda Teixeira disse...

...é por isso que gosto de abrir esta "porta", ou será uma janela? É porque a música muda...os sons embalam e posso ficar a OLHAR...
Depois as sensções misturam-se com as cores e nesta GALERIA podemos entrar sem horários...sem confusões...
Um Beijo...Continua a mimar TODOS os que visitam a tua GALERIA...és um MESTRE...

Anónimo disse...

Um Bom Ano de 2010 repleto de sucessos!!!

Mαğΐα disse...

... um olhar por cima do ombro que nos faz parar e desviar do caminho, uma pequena distracção do relógio... e zás, ficamos prisioneiros do momento...

Foi com um (outro) olho que me trouxeste aqui... meros passados tardios...